Mudança de Motor, e resolvendo problemas.

19 de março de 2010

Foi somente no começo de 2009 que esbarrei com as peças ainda esquecidas em uma caixa. Estavam guardadas embaixo da minha cama, na república. Foi neste dia que resolvi ir até o fim. Passei para o computador os rascunhos e fiz o projeto do Carrinho em Pro-ENGINEER, uma ferramenta CAD 3D. Com o Desenho em CAD foi muito mais fácil encontrar erros e fechar os pontos soltos.
Resolvi vender a antiga HUSQVARNA 61, pois ela estava difícil de adaptar para a minha idéia, e consegui ter acesso a uma STIHL 380. Um Grande monstrinho! Mas, nada na vida são Flores, a STIHL estava fundida e daria muito trabalho restaurá-la.
Só para vocês verem o Pistão fundido... Imprestável, ele e o Cilindro, ao fundo.
Assim, com o dinheiro levantado da HUSQVARNA fui atrás das peças da STIHL...
Levou meses e muitas visitas a lojas até que eu encontra-se as peças estragadas por um preço acessível. Consegui comprar o Pistão e Cilindro de uma outra moto-serra, que embora usados estavam muito bons e paguei uma ninharia. Perfeito! Agora que tenho o motor, posso continuar apostando no projeto.

Com o motor novo, consegui pensar em um sistema de transmissão por engrenagens cônicas, elas ligariam a caixa de marchas do fundo até a transmissão na frente. Passando por baixo do motor da STIHL, que possui uma depressão na base bem conveniente. Assim estava resolvido o problema da tração nas 4 rodas.
Usando uma polia antiga, que tinha em casa, mudei a idéia inicial (Que era usar correntes no motor) e usei uma correia em “V” no motor.
Esta foto do sistema está bem avançada à época, mas ilustra bem a polia com correia, movendo a caixa de marchas.
A caixa também encolheu, perdendo uma marcha. Descobri que daria muito trabalho montar a segunda marcha e o tamanho aumentava muito, o que era um fator critico. Desta forma ficou apenas Frente e Ré.
Depois da caixa de marchas, a transmissão para as rodas de trás era feira por corrente ASA-35(em verde). E daí para as rodas da frente por engrenagens cônicas(em vermelho) e um cardã.
Embora este sistema estivesse "bonitinho" e, a quem olha, parecesse tudo Ok! Haviam muitos pontos complicados. Eu não tinha todas as engrenagens que precisava, e tive que chutar algumas antes de ver se a CG 125 as tinha. O sistema de mudança de marchas estava desenhado mas não existia, eu teria que fabricá-lo completamente do zero, o que não era legal. E, eu tinha que encontrar Pneus...
Pneus?? sério... pois é, não é fácil como parece...
Abraços e até a próxima.

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Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
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