Construindo uma Gaiola Tubular

9 de setembro de 2011

Para dar maior rigidez ao chassi é necessário uma estrutura que trave a parte central do carro. Devido ao grande motor, a única forma que encontrei foi cobrir com uma gaiola feita de tubos, criando este “link” por cima. Esta gaiola tem outra função muito importante; proteger o motor em caso de capotamento. Assim, criá-la por cima é a melhor opção.
Ainda vou adicionar algumas proteções laterais para que o tanque e a caixa de baterias fiquem protegidas.
O início dos trabalhos se deu desentortando o chassi, antes empenado. Deu um bom trabalho alinhá-lo novamente. Muitas marteladas, conferências e um tanto de paciência.
Não ficou 100% mas a suspensão corrige isso pra mim, hehehhehe.
Com a chegada do feriado de 7 de setembro armou-se a oportunidade que eu queria pra poder medir, cortar e soldar os tubos da gaiola.
Véspera de feriado já foi possível fazer um “Brainstorm” idealizar a gaiola e cortar muitos tubos. Porém não foi possível soldar muita coisa, somente pontear o esqueleto base.

Tubos centrais da gaiola ponteados.
Detalhe com o motor de motosserra.
Vista traseira.

Feriado adentro, e mais tubos foram cortados e preparados para a solda. O chato deste processo é ter de ficar medindo, cortando e depois perder um bom tempo no esmeril para dar o encaixe certo em cada tubo. Se o encaixe não fica bom, a solda abre um buraco no lugar e fica uma droga. Logo, quanto mais os tubos se tocarem durante o encaixe, melhor.
Por fim, curti muito o resultado final. Só a frente que não gostei, pretendo mudar depois.
Vista lateral direita, onde se aloja o tanque de gasolina.
Vista lateral esquerda, possui um espaço bem grande para alojar a caixa de baterias e motor, e permitir abrir a caixa sem ter de desmontar nada.
Vista traseira da gaiola
Esta é a frente que não gostei. Parece uma porta, hehehhe. Espaço enorme retangular.
Infelizmente isso foi uma necessidade, pois neste lugar ficam as guias da direção, servos e tudo o mais, o que acaba tomando um grande espaço.
Também não foi possível fixar na frente devido a adaptação com os amortecedores.
No fim, estes tirantes estão funcionais, mas não bonitos.
Depois vou perder uns minutos e reprojetar isso pra ficar mais fera.
Até mais e grande abraço.
Wurs

2 comentários:

Edmilson Maciel 9 de setembro de 2011 às 08:08  

Acredito que vai ficar com visual mais agressivo.
Gostei!

Wurs 14 de setembro de 2011 às 22:45  

Arrumei a frente. Agora sim ficou dahora. Realmente ficou mais agressivo.
Depois dá uma olhada no ultimo post.
Soltei umas fotos.
Abraço
Wurs

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Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
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